COTIA

cidade histórico-cultural

história

A cidade de Cotia obteve a sua Emancipação Político-Administrativa no Séc. 19 - em 02 de Abril de 1856. Existe oficialmente, para a Civilização Ocidental, desde a criação da Sesmaria de 1580 (em 12 de Outubro) e sob a denominação Acutia (do guarani Koty=casa/ponto d'encontro).

Era uma Aldeia Carijó - nação nativa que em sua diáspora amazônica criou várias aldeias ao longo do litoral, sempre a nomeando como Acutia/Koty. O primeiro registro d'Acutia foi feito pelo marujo alemão Hans Staden, no Séc. 16, na impressão do seu livro sobre o Brasil... A primitiva aldeia situava-se na campina do Caiapiã, no sertão carapicuibano, e no Séc. 18 (em 1703) mudou para lá do rio, para o sertão itapecericano, onde se encontra até hoje. A primeira Capela daquela povoação dos Carijó foi mandada construir no Séc. 17 pelo famoso governador das esmeraldas - o bandeirante Fernão Dias Paes (sobrinho do juiz do mesmo nome); por este fato histórico, é Fernão Dias Paes o Fundador d'Acutia cristã. Sendo beneditino, aquele bandeirante colocou Nossa Senhora do Monte Serrat como padroeira, continuando esse rito mesmo depois da mudança da povoação.

 

população e atividades económicas

Em números do Censo de 1991, Cotia tem 106.100 habitantes e uma economia que se divide em dois parques: o Hortifrutigranjeiro e o Industrial (autopeças, alimentação, informática, textil, metalurgia, químicos, serigráficos...), além de uma economia informal que abrange muito o comércio.

 

patrimônio histórico

Restam duas casas rurais da época bandeirante: Sítio do Mandú (no Caiapiã) e Sítio do Pe Ignácio (no Morro Grande). Já a Igreja Matriz, no centro, e dedicada à padroeira Nossa Senhora do Monte Serrat, é uma atração da arquitetura barroca.

Obs: a História da região está sistematizada nos livros "Cotia" e "De Costa a Costa Com a Casa às Costas (sobre a origem do nome Cotia)", de João Barcellos.

 

patrimônio ecológico

Ocupando 1/3 da área total do Município (325 Km2), a Reserva Florestal de Morro Grande é área patrimoniada pelo Estado de São Paulo, e está sob direção da Sabesp. A área rural é de 304 Km2 e constituiu um pólo ecológico sustentável de alto nível.

 

hidrografia

Além do rio Cotia, o município possui um sistema hidrográfico que incluiu: o Sorocamirim, o Ribeirão da Vargem Grande, o Córrego Vermelho, e o Córrego Pununduva; a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Alto Cotia que é abastecida pelas Represas Pedro Beicht e Graça, na Reserva Florestal de Morro Grande. De Cotia, estas águas do Morro Grande correm para São Paulo e o Interior.

 

fronteiras

Cotia tem divisas com os municípios de Itapevi, Ibiúna, Itapecerica, Embu, Carapicuiba e Vargem Grande Paulista. Duas áreas assumem importância estratégica para Cotia: o bairro Granja Vianna e o distrito Caucaia do Alto.

 

eventos tradicionais e cultura

Carnaval (c/ Escola de Samba Mocidade Alegre de Cotia e a BLOCICA), a Festa da Cidade (02 de Abril), a Festa de N.S. de Fátima (Faz. Nascimento/Caucaia e Jd Coimbra/Cotia), o Baile do Cowboy (Acad. Lucilde Pires), Congada de S. Benedito, Festa do Divino, Festa da Padroeira (N.S. do Monte Serrat), Festa do Peão Boiadeiro, Festa do Agricultor (Caucaia), Festa das Nações (Granja), Miss Cotia (Acad. Lucilde Pires), FESC, Romarias (de Caucaia, de Cotia, e outras, com moto, bicicleta e cavaleiros).

Existem quatro Bibliotecas Públicas (Carlos Drummond de Andrade/Caucaia, Baptista Cepellos/Cotia, Cecilia Meireles/Granja, Biblioteca Zeneca de Incentivo ao Professorado/Cotia) e uma Videoteca (Wurth do Brasil); uma Escola de Música com cursos gratuitos (flauta transversal, sax, trombone, trompete, cavaquinho, teclado, viola, guitarra), o Coral Sénior e o Mirim, o Grupo de Metais; a Aula de Escultura (Recriança), a Aula de Teatro, e a Aula de Flauta (Recriança); a Banda Municipal e a Fanfarra Regente Feijó (vice-campeã estadual e nacional).

Além dos templos católicos, e protestantes, Cotia tem um Templo Budista (F:492-4461) no Caiapiã, ao Km 29 da Rodovia Raposo Tavares.

 

rede escolar

Com 56 escolas estaduais de 1º e 2º Graus, cerca de 20 particulares, e aproximadamente 7.000 estudantes, além de aproximadamente 3.000 jovens nas 40 escolas municipais de ensino infantil (emei's), Cotia possui uma rede escolar onde falta somente o ensino profissionalizante e o ensino superior.

A projeção dos finalistas de 2º Grau, segundo a Delegacia de Ensino, para 1997/98, é de 1.632 e 1.426 respectivamente.

 

esporte

Existe um Estádio Municipal, um Ginásio Municipal c/ quadras polivalentes, e quadras esportivas na Granja Viana e Caucaia do Alto. Inaugurado em 1996, existe o Kartódromo Granja Viana (da Geaffone Bros.) no Jd da Glória, além de parques de hipismo em vários clubes espalhados pelo Município.

 

turismo

Falar de turismo em Cotia, a 30 Km do centro da Capital, é falar da sua história e da sua envergadura enquanto sistema ecológico. É possível, aqui, um eco-turismo de dimensões histórica e cultural, e que pode captar recursos para o seu auto-sustento.

Inúmeras châcaras foram direcionadas para a captação de turismo ecológico. Na divisa com Itapevi, está a famosa Roselândia (F:7924-0122); e, na Rodovia Raposo Tavares (Km 25), que atravessa a cidade, está o remanescente da não menos famosa Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), onde se encontra o Obelisco da fundação da mesma.

O clima de montanha e a altitude (máx. de 820 m) ajudaram no incentivo para a montagem de clubes de campo com infraestrutura luxuosa (Alvorada Country Club, Santa Cruz Week End, Santa Paula Country Club, S. Fernando Golf Club), e parques como o Sítio do Tio Penkal, a Cia dos Bichos (F:493-3548), o Recreio Cotia (F:703-5385); e Pesqueiros.

 

hotelaria

A região tem o Hotel Nova Vida (F:493-5416) e o Novo Hotel (F:493-4461), ambos no centro da cidade; e o Eduardo's Park Hotel (F:790-0577), na Estrada de Caucaia. Também, o Centro Municipal de Campismo (CEMUCAM), sob administração da Prefeitura de São Paulo.

 

comunicação social

Rádios e Jornais são o eixo da informação regional: Cotia FM, Eco FM e Caucaia FM, entre outras rádios; Jornal Popular, Granja Vianna News, A Revista, Jornal d'Aqui, Jornal da Raposo, Gazeta de Cotia, O Serigráfico, O Romeiro, Cotidiano e Correio d'Oeste, Jonal d'Artes, O Raposo e outros jornais.

Cotia - cidade histórico-cultural por João Barcellos
Voltar Idealizado por:
C
RISTINA OKA & AFONSO ROPERTO©