Estude inglês pela Internet.

A maneira mais corrente de aprender inglês, utilizada por escolas, é exercitando algumas habilidades: reading ( leitura), writing (escrevendo), listening (ouvindo) e speaking ( treinando o falar), além de lições de grammar ( gramática) e vocabulary . Os cursos tradicionais oferecidos até então apelaram sempre pros Labs ( laboratórios), audiovisuais, bibliotecas, etc.

Já falamos em artigos anteriores sobre a importância do conhecimento da língua inglesa para que se navegue com tranquilidade por águas internacionais. Apesar de alguns programas de tradução instantânea serem eficazes em caso de necessidade, nada substitue um bom entendimento dos sites em inglês quando se pesquisa um determinado assunto.

A própria rede pode ajudar o(a) leitor (a) a estudar a língua inglesa, uma vez que os recursos multimídia permitem que se tragam arquivos de som e imagem com perfeição. Assim os cursos à distância( sem desmerecer alguns cursos tradicionais, claro!) passam a ser uma boa opção. Conheça por exemplo a English Town ( www.englishtown.ef.com ), cujo curso à distância apesar de ter um preço um pouco salgado, oferece àqueles que estudam de alguma maneira o idioma, algumas pequenas " amostras" diárias gratuitas, que podem lhe ser enviadas via e-mail, se você se cadastrar no site. Comece fazendo um teste para medir seu nível e passe então a navegação propriamente dita. Você aprenderá aos poucos algumas expressões idiomáticas, vocabulário em geral, datas comemorativas, conceitos gramaticais, etc. No tópico de discussão da semana você pode treinar seu inglês mandando suas opiniões para o fórum (news letters)sobre os assuntos mais variados.

Outro site que é uma pedida para os estudantes da língua inglesa é o English practice( www.englishpractice.com), que oferece gratuitamente uma aula semanal grátis, além dos chats, news letteres, testes , para cada nível estudado.

Os antigos pen-pals ( amigos por correspondência), podem também se exercitar trocando correspondência em inglês, através das mais variadas listas existentes em que se pode cadastrar.

Por fim é possível ter acesso a livros e textos pela Internet para a prática do inglês, como é o caso dos clássicos da literatura policial de Sherlock Holmes( www.sherlock-holmes.co.uk), onde treinando o reading de uma maneira lúdica e interessante , o leitor estará ampliando seu vocabulário pelo próprio interesse nas estórias apresentadas.

Feliz Natal e uma Ano Novo sem bugs do milênio para os leitores de nossa coluna !

Volta para o Menu